Watchmen | If You Don´t Like My Story, Write Your Own – S01E04
Watchmen | If You Don´t Like My Story, Write Your Own – S01E04
11 de novembro de 2019
12minutos de leitura
Mais uma semana de Watchmen e mais reviravoltas. Finalmente conhecemos Lady Trieu, interpretada com uma mistura de arrogância e impaciência por Hong Chau, e as coisas parecem ficar cada vez mais difíceis para Angela e Laurie. Esse episódio foi dirigido por Andrij Parekh, mais conhecido por seu trabalho como diretor de arte em filmes como Blue Valentine (2010). Sua bagagem cuidando da fotografia contribuiu muito bem para o episódio, principalmente quando cria transições dinâmicas entre as cenas, como faz com uma máquina de waffles dar lugar ao portão de Looking Glass, ou criando a passagem de tempo através do porta-malas de Angela.
Há também alguns elementos recorrentes que podem ficar bastante óbvios, como os ovos em destaque, mas isso provavelmente está mais ligado ao tema geral de legado que esse episódio carrega, falando sobre genética com os bebês de Adrian (chego nessa loucura em breve), ancestralidade com Angela ou no discurso de Trieu, que menciona diretamente o que estou falando. Em um dos documentos do PeteyPedia, uma matéria de jornal menciona como Adrian nunca teve filhos, o que serve para mostrar que ele deve ser o último de seu nome, e o único capaz de representar um legado.
Antes de ir para as referências e teorias, vale mencionar rapidamente os arquivos do PeteyPedia, um dos mais recentes datado em 24 de Abril e 1995, onde Laurie é interrogada pelo FBI e descobrimos um pouco mais sobre o destino de Dan Dreiberg, o Coruja. Depois dos eventos do quadrinho, ele começou a comandar uma empresa chamada MerlinCorp, responsável por armas e tecnologia para a polícia (o que explica a polícia ter sua própria nave Arquimedes). De acordo com Laurie, ele também construiu o pênis de Manhattan que ela carrega em sua maleta, tudo isso por um ataque de ciúmes.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa.
Sob o Capuz: Referências e Teorias (SPOILERS)
Começamos o episódio com a visita de Lady Trieu a um casal. Trieu faz uma proposta curiosa, de comprar aquela casa nos próximos três minutos, e em troca pode dar ao casal o que sempre quiseram, um bebê. O interessante nessa cena é o fato deste não ser apenas um bebê, mas uma criação de Trieu utilizando o gene do casal, que não podia conceber. Trieu revela ser trilionária e que o Relógio do Milênio é mais que apenas um relógio. Mais tarde no episódio, descobrimos que ela e sua criação estão bem mais ligadas a Adrian do que imaginamos.
Depois disso, voltamos para Angela, que está cada vez mais confusa com as revelações recentes sobre Will ser o seu avô. Ela vai até o Centro de Herança Cultural de Greenwood depois do horário de funcionamento e investiga sua árvore [holográfica] genealógica. Lá descobre mais sobre seu bisavô, O.B.Williams e Ruth Robeson, mas não consegue ficar por muito tempo porque escuta o som de seu carro, que foi “abduzido” no final do segundo episódio, caindo do céu ali perto. Ela vê Laurie rindo na frente do carro destruído e revista o veículo por pistas, mas tudo que encontra são as pílulas de Will.
No dia seguinte, Angela visita Wade Tillman, o Looking Glass, em seu bunker, que usa como estúdio de revelação para suas fotografias das lulas que caíram na chuva do primeiro episódio. Angela pede ajuda para esconder o traje da Klu Klux Klan que encontrou na casa de Judd, assim como as pílulas de Will, isso porque não quer que Laurie faça perguntas.
Quando vai embora, joga uma mala no caminhão do lixo, mas descobre estar sendo observada por um homem misterioso vestido em um collant branco da cabeça aos pés. Angela o persegue, mas o homem derrama alguma substância lubrificante em seu corpo e desliza para dentro de um bueiro.
Angela chega na delegacia para reportar o “Homem-Lubrificante”, mas ao sair do elevador se depara com o senador Keene, que faz questão de não chamar Angela como Sister Night. Isso pode implicar que ele continua com os mesmos interesses de seu pai, determinado em acabar com os mascarados. Angela também recebe a notícia de que a nova chefe do departamento é Laurie, apresentando pistas sobre o passado de Will: “ele foi um policial em Nova York, nas décadas de 40 e 50, mas se aposentou jovem e sumiu do mapa”.
Petey entra na sala e sussurra algo nos ouvidos de sua chefe, então as duas saem em direção ao Relógio do Milênio. No caminho, podemos ouvir a música You´re My Thrill, de Billie Holiday, a mesma que toca na nave Arquimedes nos quadrinhos quando Dan e Laurie resgatam os moradores de um prédio em chamas.
No Relógio do Milênio temos várias revelações e pistas. Angela e Laurie são recebidas por Bian, a filha de Lady Trieu, que os guia pela instalação, dizendo como o monumento será a primeira maravilha de um novo mundo, “mil milhas distante do oceano mais próximo, fortalecido contra qualquer atividade sísmica ou ataque, a não ser uma explosão nuclear”.
Finalmente se encontram com Trieu, que declara sua admiração por Adrian Veidt através de uma escultura em seu escritório: “Muito de meu sucesso cresce da semente de sua inspiração”. Seria isso uma indicação de que Adrian e Trieu estejam trabalhando juntos, ou que ela seja a responsável por enviar novos clones para seu mentor, ou – indo mais longe – ela pode ser uma criação do próprio Veidt, mesmo que isso talvez entre em contradição com as ideias de Adrian em ser o último de seu nome.
Durante a conversa, Angela e Trieu tem um rápido diálogo em vietnamês sobre as pílulas de Will. Essa interação abre espaço para várias interpretações sobre a relação de Trieu, Veidt e Will. Estariam os três trabalhando juntos?
E por falar em Adrian, vamos novamente para as partes mais bizarras de todos os episódios até agora. Assistimos o homem mais inteligente do mundo pescando o que parecem ser caixas contendo bebês prematuros. Ele seleciona alguns, devolve o resto para o mar e volta para seu laboratório, onde tem uma máquina capaz de desenvolver os bebês e transformá-los em adultos em questão de segundos. Assim fica confirmada a origem de todos os clones do Sr. Phillips e a Sra. Crookshanks, e seguimos a rotina de Adrian, que precisa de novos assistentes já que aparentemente assassinou vários em uma “noite ruim”.
No dia seguinte, Adrian continua com seus experimentos, dessa vez testando sua catapulta, jogando corpos de clones descartáveis em direção aos céus, e o mais bizarro nisso tudo – como se já não fosse o suficiente – é que os corpos desaparecem ao atingir certa altura. Seria estranho assumir que Adrian esteja em um tipo de cúpula contra a sua vontade, mas uma de suas falas pode ter entregue onde está (mais ou menos): “Eu achava que isso seria um paraíso, mas é uma prisão. Finalmente poderei escapar desse lugar maldito!”.
Por fim, temos mais uma cena com Lady Trieu, acalmando Bian, que teve um pesadelo sobre estar em uma vila pegando fogo e ser obrigada a caminhar por tanto tempo que seus pés doem até acordada (seria isso um sonho sobre as invasões aos campos durante a ocupação do Vietnã?). Quando Bian se acalma, se despede de Will, que estava sentado na sala de Trieu o tempo todo.
Trieu repreende Will por não dizer logo a Angela o que está acontecendo ao invés de espalhar pistas, como as pílulas no carro, mas ele responde dizendo que Trieu faz o mesmo com sua filha. Ainda é cedo para afirmar, mas talvez Bian seja uma de suas criações e não uma filha natural. Antes de Will ir embora, Trieu revela que faltam apenas três dias, mas para o quê?
Os dois olham para o céu e Will repete “tic toc, tic toc”.
Parece que as coisas vão fazer sentido em breve, estamos na metade da temporada. O que tem achado até agora?