Arquivo X | “Home”: O Episódio mais arriscado da série.

Arquivo X | “Home”: O Episódio mais arriscado da série.

10 de outubro de 2019

3minutos de leitura

A televisão da década de 1990 foi o começo do que alguns consideram uma revolução para o formato, com o surgimento de clássicos como Twin Peaks, co-produzida por David Lynch, um (excelente) diretor de cinema que decidiu investir em séries, ou Os Sopranos, criada por David Chase, que fechou a década transformando a HBO em uma das produtoras de conteúdo mais renomadas do mercado e inspirando gerações de roteiristas com o drama familiar de Tony Soprano, um chefe da máfia que acabou inspirando outros personagens como o próprio Walter White, de Breaking Bad. Mas a TV também não seria a mesma sem a presença da dupla de agentes do FBI, Mulder e Scully, de Arquivo X.

Toda semana, Arquivo X prometia trazer algo novo e bizarros para o público. Com uma premissa envolvendo dois agentes responsáveis por investigar os casos mais inexplicáveis da humanidade, temos o contraste perfeito nos protagonistas Fox Mulder e Dana Scully, interpretados respectivamente por David Duchovny e Gilliam Anderson.

Enquanto Mulder liga a maioria dos casos à atividades extraterrestres, isso porque acredita ter presenciado a abdução de sua irmã mais nova, Samantha, ainda na infância; do outro lado, temos Scully, uma agente mais cética que confia apenas no que a ciência pode explicar. Foi a interação entre os personagens e suas tentativas em resolver casos cada vez mais perigosos que fez dessa série um marco da televisão, rendendo onze temporada (até o momento) e dois filmes, um em 1998 e depois em 2008. 

Ainda que explore diversos temas por conta de elementos como alienígenas, distorções temporais, conspirações corporativas e muito mais, é curioso notar como um dos episódios mais aclamados da série se passa quase inteiramente dentro e na varanda de uma casa, no segundo episódio da quarta temporada, intitulado Home

Arquivo X

No episódio, Mulder e Scully investigam a descoberta de um cadáver enquanto um grupo de crianças jogava basebol. O que deixa o mistério ainda mais intrigante é que o cadáver foi enterrado vivo, e era um bebê. Os principais suspeitos são a família Peacock, constituída de irmãos com severa deformação genética, que mora na casa decrépita próxima a cena do crime.

Home marca o retorno dos roteiristas Glen Morgan e James Wong, que saíram da série na segunda temporada para desenvolver seu próprio programa. O que eles fizeram é considerado até hoje um dos episódios mais brutais e arriscados da história da TV, não só pela violência gráfica, mas pelos temas abordados, como incesto e estupro.

Talvez uma das maiores inspirações para o roteiro seja o documentário Brother´s Keeper, de 1992, que traça algumas similaridades com os eventos do episódio, envolvendo uma personagem desfigurada e um misterioso assassinato. Home também busca referências no cinema de terror slasher da década de 70, com uma ambientação similar a de filmes como O Massacre da Serra Elétrica, de 1874. Os elementos de terror, junto do excelente trabalho da equipe de direção de arte, recriando uma casa antiga da Guerra Civil, fizeram desse episódio um dos mais memoráveis da série. 

Home é um marco na história da TV, chegando a ser banido e ter sua reprise retirada da programação pela própria emissora por conta de seu teor violento, mas os debates que abre através dos questionamentos sobre maternidade de Scully, do sarcasmo de Mulder para mascarar o horror do que o ser humano é capaz ou até a maneira como a câmera foca em fechaduras e maçanetas para mostrar que o mundo não é o lugar seguro e belo como alguns imaginam, provam que o episódio é mais do que apenas um banho de sangue. 

Arquivo X é uma das séries mais criativas da ficção científica, sempre procurando por respostas e mostrando que talvez as maiores ameaças (ou monstros da semana) já estejam entre nós, não precisamos procurar a verdade lá fora. 

Arquivo X
Próximo post:Watchmen | It’s Summer and We’re Running Out of Ice – S01E01Post anterior:Paprika | A porta entre sonho e realidade

Posts Relacionados

Comentários